História do computador

O que é computador?

No dicionário encontramos: "Computador, s.m. - aquele que faz cômputos ou que calcula; máquina à base de circuitos electrónicos que efectua grandes operações e cálculos gerais, de maneira ultra rápida." Os irónicos dizem: "Computador é o idiota mais veloz do mundo, pois fará qualquer coisa que nós lhe ordenarmos a uma velocidade extremamente alta." Também podemos dizer: "Computador é um equipamento capaz de aceitar elementos relativos a um problema, submetê-lo a operações predeterminadas e chegar a um resultado."
Complicado? Vamos estudar a história da criação do computador e poderemos ter a nossa própria definição sobre o computador...

Capítulo I - Primeiras Máquinas de Calcular

1.1. História do computador

A história do computador, ao contrário do que muitos podem imaginar, tem seu início há muito tempo atrás, desde quando o homem descobriu que somente com os dedos, ou com pedras e gravetos, não dava mais para fazer cálculos...

1.1.1. Do Ábaco à Máquina Analítica

Ø A aproximadamente 4.000 a.C., foi criado então, um aparelho muito simples formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos. Esse aparelho era chamado de ÁBACO - palavra de origem Fenícia.
Ø Cerca de 200 a.C., o Ábaco era constituído por uma moldura rectangular de madeira com varetas paralelas e pedras deslizantes.
Ø O próximo passo na história dos computadores (ano de 1642), ocorreu quando um francês de 18 anos de nome Blaise Pascal, inventou a primeira máquina de somar: PASCALINA, a qual executava operações aritméticas quando se giravam os discos interligados, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas.
Ø Por volta de 1671 na Alemanha, Gottfried Leibnitz inventou uma máquina muito parecida com a Pascalina, que efectuava cálculos de multiplicação e divisão, e qual se tornou a antecessora directa das calculadoras manuais.
Ø Em 1802 - na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões Perfurados para controlar suas máquinas de tear e automatizá-las.
Ø No início do século XIX, mais especificamente em 1822, foi desenvolvido por um cientista inglês chamado Charles Babbage uma máquina diferencial que permitia cálculos como funções trigonométricas e logaritmicas, utilizando os cartões de Jacquard.
Ø Já em 1834, desenvolveu uma máquina analítica capaz de executar as quatro operações (somar, dividir, subtrair, multiplicar), armazenar dados em uma memória (de até 1.000 números de 50 dígitos) e imprimir resultados.
Porém, sua máquina só pode ser concluída anos após a sua morte, tornando-se a base para a estrutura dos computadores actuais, fazendo com que Charles Babbage fosse considerado como o "Pai do Computador".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atributo de Arquivos e Pastas

REDES LOCAIS SEM FIO